segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tchec8

Sempre leio todos os comentários que a imensa Nação Coxa Branca posta a respeito de meus textos, e é difícil descrever a satisfação que sinto com cada um, mesmo com os negativos, sim, pois isso é ótimo, a discussão, sempre educada no forúm que se forma é que torna o futebol ainda mais divertido, é como se fosse aquela conversa de bar com os amigos, porém, pela telinha do computador e sem a cerveja e os petiscos. Ok, é menos divertido também.
Lendo os comentários de meu último post me deparei com um que me chamou muito a atenção vindo do COXAnauta Marcio.Coxa que sempre me brinda lendo meus textos e comentando,este em especial reproduzo aqui: “um dos grandes méritos do MS é sua humildade. Poucos treinadores teriam a humildade de ter um auxiliar tão incisivo como Tcheco. Se sentiriam inseguros que estariam "tirando os holofotes" dele.”
O leitor aqui como se diz na linguagem do futebol “pegou na veia” e aliado a uma foto que está circulando nas redes sociais onde um menino portador de necessidades especiais devidamente trajado com o uniforme do Grêmio é apresentado a Tcheco, o qual vestia a camisa branca da comissão técnica do Coritiba, me levaram a pensar sobre o ídolo Tchec8 (igualzinho às redes sociais).
Quando decidiu abandonar a carreira de atleta, Tcheco se mostrou confuso, acertou por mais seis meses, ou até o fim da Copa do Brasil, encantou com seu futebol aguerrido, raçudo e de muita qualidade. Quando realmente chegou a hora, declarou que havia pensado muito, mas que não tinha certeza, pois sabia que o grupo necessitaria dele, principalmente naquele momento. Essa frase em especial me chamou a atenção, pois para mim demonstrava que algo não estava bem no grupo.
E o Tcheco pendurrou as chuteiras, virou como se dizia nos tempos romanticos do futebol, um cartola, estava sendo treinado para no futuro se tornar um gerente de futebol. Mas os Deuses do futebol são matreiros, gostam de nos pregar peças, e principalmente, gostam das coisas nos seus devidos lugares
Marcelo Oliveira saiu e veio Marquinhos Santos, treinador jovem, com grandes resultados em nossos times de base, técnico da Seleção Brasileira sub-17, mas completamente inexperiente no futebol profissional, e aí entra o Tcheco novamente. O antigo camisa 8 troca o terno e a gravata que apertava seu pescoço por um agasalho de auxiliar técnico, mas aliado a tudo isso, usa sua imagem de ídolo como uma armadura para que Marquinhos Santos pudesse trabalhar com calma, e volta a ser a liderança dentro do grupo, líder sim, porque mesmo estando fora das quatro linhas, Tcheco continuava sendo respeitado pelos ex-colegas de time, e além disso, sabia tudo que estava acontecendo. Aqui temos a formação de uma parceria que até agora está dando muito certo.
No começo, Tcheco ficava no banco, gritava junto com Marquinhos ou as vezes mais do que ele, conversavam o tempo todo, trocavam informações, ia para as coletivas de imprensa no lugar do técnico, escondeu, não blindou, o Marquinhos, para protegê-lo, para que pudesse trabalhar em paz, sem a pressão da imprensa e da torcida.
As partida passaram, Tcheco algumas vezes desaparecia do banco, estava em algum lugar do estádio e conversava com seu parceiro todo o tempo. Hoje temos um Marquinhos mais autônomo, dando sua cara à equipe, futebol feio? Muita marcação? Eu chamaria de futebol de resultado, exatamente o que necessitávamos quando ele foi contratado. Marquinhos está tendo a humildade de ser coadjuvante para quando escaparmos do rebaixamento se tornar a estrela.
Agora o amigo leitor pergunta: Porque escrevi tudo isso? Simples, ao ler o comentário do COXAnauta Marcio.Coxa tudo isso me passou pela cabeça, mas uma coisa começou a me incomodar: Em 2013 temos tudo para termos uma equipe que deixe de ser coadjuvante venha realmente para brigar por algo, já temos Alex e Deivid, se mantivermos Vanderlei, Escudero, Emerson, Willian e Rafinha já teremos meio time com excelente qualidade, ainda tendo Victor Ferraz, Gil, Everton Ribeiro entre outros no elenco e sem esquecer que o Presidente Vilson prometeu mais jogadores de qualidade e que a imprensa já informa que alguns atletas estão apalavrados com o Coxa.
Eu sinceramente acho que somente com o que temos acima já podemos chegar ao tetracampeonado Paranaense, mas falta algo, e se você chegou até aqui já sabe do que vou falar...
Porque não? Hoje eu vejo Deivid tendo que voltar para buscar a bola e armar para ele mesmo, com a chegada de Alex isso vai acabar, mas você consegue imaginar o que aconteceria com um meio campo com Alex10 e Tchec8? Deixa eu tentar piorar a sua vida e aumentar sua vontade assistir futebol... que tal: Vanderlei, Victor Ferraz, Escudero, Emerson, Dennis, Willian, Gil, Theco, Alex, Rafinha e Deivid. Some-se a isso os reforços que podem vir e tente imaginar o que pode acontecer...
Alguns vão me dizer que o time vai ficar velho, que Alex se movimenta pouco e que ao lado de Tcheco vamos ficar muito expostos aos contra-ataques... mas você chegou a ver do time de 1989 jogar? Amigo, naquele time só quem não chutava era o Gérson, que era goleiro, do meio prá frente todo mundo batia pro gol, e digo mais, Osvaldo, que para mim era a chave mestra do time era meio campo, jogava como volante para que Tostão, o melhor camisa 10 que eu vi passar pelo Coxa, pudesse arrebentar com o jogo, como de fato fazia, aqui vamos guardar as devidas proporções, pois para mim, aquele time de 89 tinha o meio campo melhor do que o da Seleção Brasileira.
Outros vão me dizer que o Tcheco se aposentou, que cheguei tarde, ou que o Alex chegou tarde, vão insistir com o “já imaginou se o Alex chegasse antes...” mas o SE não vale, o SE, não joga, Theco parou a pouco, sempre foi disciplinado, poderia readiquirir a forma física em tempo hábil, somente para mais um paranaense, uma Copa do Brasil, um tempo mais em prol do futebol.
Muita gente vai dizer que estou doido, pode ser, não afasto a idéia de isso ser só mais um delírio de um torcedor apaixonado, mas será que nós torcedores não merecemos isso? Será que o futebol não merece ver um time com Vanderlei, Emerson, Alex, Tcheco, Rafinha e Deivid? Será que o Coritiba não merece isso?
Realmente pode ser que seja loucura, então lanço outra; Tcheco não teve partida de despedida, ele somente entrou, deu o ponta pé inicial e saiu, então porque não organizarmos uma para ele? Sim, uma partida com o time completo do Coritiba, com Alex e Deivid, por que não?
Loucura? Insanidade? Devaneio? Utopia? Pode ser, mas vai me dizer que não sonhou com esse time jogando?
Saudações Sempre Alviverdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados