domingo, 28 de julho de 2013

O que você faria?

Após três partidas em duas semanas no cargo, o novo treinador do Coritiba, Marquinhos Santos finalmente “ganhou” uma semana cheia para treinar o time, algo raro no Campeonato Brasileiro, o que é duramente criticado por jogadores, dirigentes e comissão técnica, os quais sempre alegam que isso é inumano. E agora? O que fazer com essa semaninha antes de enfrentar o Sport?

O que você faria se tivesse uma semana para treinar o atual time do Coritiba? Sinceramente, eu focaria na defesa. Não sei como o amigo leitor COXAnauta vê a nossa retaguarda, mas cada vez que a bola se aproxima de nossa área eu fico com mau pressentimento, pior ainda em escanteios e faltas próximas à área. Se for sequência de escanteios então...

Não consigo ficar tranquilo com bolas sendo levantadas na área tendo a pior defesa do campeonato e sem Emerson e Pereira ali para afastar o perigo. Sim, eu gosto do Pereira, também gosto do Escudero, mas as escorregadas dele ainda vão matar alguém do coração. Por mim, poderiam até jogar os três juntos, com um ficando na sobra, por que não? O que não dá é ficar levando esse caminhão de gols e não tentar corrigir.

Estava conversando sobre este tema hoje com um amigo, também Coxa, e ele me disse que trabalharia o ataque, que criamos muito e concluímos pouco, que poderíamos ter feito mais uns 3 gols contra o Santos e vencido a partida. Concordo, porém, mantenho meu ponto de vista. Nosso ataque hoje é o 3º mais positivo, em compensação, nossa defesa é a mais vazada. No meu modo de ver, se eu fizer um gol e não tomar nenhum, ganho o jogo (e três pontos). Se eu marcar um gol e tomar dois, perco o jogo e não ganho ponto nenhum, e como o ataque vem cumprindo seu papel e tende a melhorar ainda mais com Deivid, eu focaria na zaga e buscaria corrigir este nosso calcanhar de Aquiles.

Mas o problema é somente na zaga? Claro que não. A marcação deve começar lá no ataque, como foi feito nas últimas partidas, facilitando o trabalho dos volantes e, consequentemente, a vida de Emerson, Pereira, Escudero, Demerson, Bonfim e Luccas Claro e, por fim, de Vanderlei.

É claro que a bruxa que ronda o Alto da Glória tem contribuído para estatística negativa. Cleiton, o ótimo Sérgio Manoel, Pereira e Emerson foram alguns dos atletas de defesa que sofreram com lesões recentes, sendo que Emerson levou um pisão no pé na partida contra o Grêmio cerca de dois meses atrás e até agora não melhorou. O laudo do CECCOR indica fratura do dedão e lesão no tendão e, para piorar, o zagueiro artilheiro ainda não tem previsão de retorno aos gramados. Sérgio Manoel passou por cirurgia e só volta em 2013, e por aí vai... sem contar os jogadores mais avançados como, por exemplo, Marcel, que sofreu várias lesões no ano, assim como Rafinha, o motorzinho do time, outro que tem visitado o DM constantemente.

Outro ponto que, a meu ver, colabora com nossos números de gols contra, foi a infeliz ideia de jogar para empatar. O dito popular é claro: “quem joga para empatar, perde”. Assim foi com o Coritiba quando se acovardou. Acabávamos atraindo o adversário para nosso campo de defesa e o resultado todo mundo conhece...

Daqui até o fim do campeonato, Marquinhos terá algumas rodadas com intervalos de uma semana entre cada partida, o que será muito bom para ele ajustar o time a sua maneira, corrigir falhar, ensaiar jogadas, enfim, trabalhar. No entanto, eu priorizaria a parte defensiva. Uma retaguarda coesa e firme será essencial para enfrentarmos Fred, Luis Fabiano, Alecssandro, Wellington Paulista, Souza, as duplas Aloísio e Caio, Kieza e Araújo, Marcelo Moreno, etc. É só chumbo grosso, artilharia pesada mesmo. Não dá prá dar bobeira com esses caras, senão, é rede na certa, como foi com Neymar. Mandamos no jogo, tivemos chances de ampliar e não fizemos. A calopsita pegou duas vezes na bola e fez dois bonitos gols.

Confio no trabalho do novo treinador. Tenho certeza de que ele está muito atento a este ponto fraco de nosso Coxa e que aproveitará a semana de folga da melhor maneira possível.
E você torcedor, o que faria? Trabalharia ataque? Defesa? Jogadas ensaiadas? Iria para o boteco com a rapaziada? Como aproveitaria sua primeira semana de treinamento?

P.S. Somente para por um pouquinho de pimenta: jogadores e comissão técnica reclamam muito de disputar duas partidas por semana, mas nunca vi nenhum tenista reclamar de disputar uma partida, folgar um dia e jogar novamente, mesmo estando correndo sozinho na quadra e tendo partidas com mais de duas horas de duração, alguém pode me explicar isso?

Saudações Sempre Alviverdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados