domingo, 1 de agosto de 2010

PRIMEIRA RODADA NA LIDERANÇA

Finalmente atingimos o topo, fim da 11ª rodada e o Coritiba atinge a liderança do Campeonato Brasileiro pela Série B, somando agora somamos 24 pontos (faltam 41), um a frente do segundo colocado (Náutico) e cinco pontos na frente do quinto colocado que é o Paraná Clube, por acaso nosso próximo adversário, time que vive uma crise interna muito grande, mas que no sábado deu um banho de bola no Náutico, superioridade essa que se refletiu no placar, 4X0 para o time da galinha azul.

A liderança alcançada seria muito bacana se o Coritiba não tivesse sido muito ameaçado pelo time do Vila Nova na última sexta-feira e apresentasse novamente a mesma falha que vem mostrando desde o ano passado, a falta de atletas qualificados para as laterais.

Dessa vez, o Ney Franco deu uma chance para o jovem Denis, oriundo das categorias de base. Julgo a decisão acertada, visto que não gosto de improvisações. O garoto não correspondeu como o esperado, mas tudo bem, primeira partida, pode ter ficado nervoso, tinha o bom lateral Dede partindo para cima dele a toda hora, enfim, deve ganhar uma nova chance. Se não corresponder, banco do Triguinho e do Luccas.

O que realmente preocupa é a lateral direita. O Rodrigo Hefner não era lá essas coisas, mas o atual titular, Angelo, é um desastre. O cara não acertou absolutamente nada nos 67 minutos que ficou e campo, errou todos os passes que deu, e não estou falando de passes longos, o cara conseguiu errar passe de dois metros e jogar na fogueira uma bola para o Enrico que quase resultou em gol do time goiano, uma verdadeira catástrofe em campo. Não lembra em nada o excelente lateral do ADAP e a ótima temporada que teve no Paraná Clube em 2006. Se colocássemos um cone no lugar do Angelo, ao menos os atacantes teriam com quem tabelar.

O time deu uma melhoradinha com a entrada do Fabinho Capixaba, que novamente se mostrou mais agudo. Infelizmente, ele foi muito fominha e preferiu bater no gol uma bola em que o Betinho entrava sozinho de frente para o gol, com o goleiro batido. Se tocasse essa bola, como fez na partida anterior, ganhava a vaga do cone.

Acredito que no dia dos pais o Ney Franco deve pedir um lateral, quem sabe dois, vai que dá certo...

Ser líder do campeonato traz uma responsabilidade a mais. Você passa a ser o que Jecí anunciou no fim do Campeonato Paranaense. Nos tornamos o “time a ser batido”. Tudo bem, perdemos apenas a primeira partida da competição, estamos pontuando a 10 rodadas, mas, como disse Sun Tzu: “quando você alcança o topo da montanha, você enxerga todos, mas todos te enxergam e tentam tomar seu lugar” e isso é muito perigoso, o time vai ter que ter muita estrutura para se manter no topo, a torcida não pode esperar e cobrar a liderança daqui até o fim, temos sim é que exigir o retorno à primeira divisão, se possível com título.

Não vou deixar passar em branco que nesse fim de semana comemoramos 25 anos de nossa maior conquista, o Campeonato Brasileiro de 1985. Eu tinha apenas 6 anos quando chegamos ao topo do Brasil, mas lembro de meu pai assistindo o jogo pela TV com o rádio quase no último volume e principalmente, comemorando muito, lembro da cidade tomada no retorno dos heróis. Como alguém que já teve a oportunidade de conversar alguns minutinhos com alguns desses guerreiros e escutar algumas histórias do título, sinto-me um privilegiado. Realmente, o significado de meu nome faz sentido, sou um agraciado por Deus, por ser Coxa Branca.

Saudações Sempre Alviverdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados