domingo, 25 de julho de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA 5/10


“Um clube de futebol tem que ter torcedor, e hoje (sábado) nossa torcida compareceu em volume maior. Quando a gente voltar pro Couto vai ser melhor. A equipe corresponde muito mais quando a torcida está empurrando e lota o estádio. E a gente sabe que a torcida do Coritiba tem esse poder”.

A frase acima é de Ney Franco, TREINADOR DO CORITIBA. Coloquei a função em caixa alta como modo de agradecer ao profissionalismo dele, visto que já negou propostas “irrecusáveis” do Oriente Médio, Cruzeiro, a qual preferiu nem ouvir, e agora do Corinthians, cujo técnico vai assumir a Seleção Brasileira. Meu preferido para o cargo deixado por Dunga era Muricy Ramalho, mas como ele tem um contrato longo com o Fluminense, com cláusula de rescisão e o clube não abriu mão do treinador, escolheu-se uma segunda opção. Deixo claro que não acho vergonha nenhuma o Mano aceitar a função após a negativa de Muricy. Ele é um profissional de grandes conquistas, acostumado com pressão de torcida de massa e acredito que vá fazer um bom trabalho. O que eu não gosto mesmo na Seleção Brasileira é que o Al Capone (Ricardo Teixeira) continua lá. Esse cargo é vitalício? Espero ao menos que não seja hereditário.

Voltando ao Ney Franco, ou melhor, à frase de Ney Franco, poucas foram as vezes que ouvi (li) algo tão feliz. Eu já havia escrito sobre a participação da torcida nesta partida em minha coluna do dia 31 de maio, no texto chamado “SER SÓCIO”. Infelizmente, essa será nossa única partida em Joinville a ser realizada em um sábado. Com esse jogo, cumprimos nossa quinta partida de suspensão, quinta de dez (até o momento, não é mesmo NADAlin?). A próxima partida que deve ter uma boa participação da Nação Alviverde será a partida contra o Paraná Clube, no dia 06 de agosto (sexta-feira), no Durival de Britto.

Sinceramente, aguardo com ansiedade a chegada do dia 07 de setembro, data de nossa despedida da Manchester Catarinense, que tão bem nos recebeu. Jogaremos contra o Náutico, atual líder do campeonato, forte candidato ao retorno à Série A. Como será em um feriado, já antevejo uma festa estupenda, daquelas que somente a Nação Alviverde sabe fazer, quem sabe um Green Hell de despedida, algo para agradecer a hospitaleira cidade e marcar para sempre nossa estadia por lá.

Aguardo com mais ansiedade ainda o retorno à nossa casa, ao maravilhoso estádio Major Antonio Couto Pereira, já consigo visualizar a grande festa que iremos ter no dia 18 de setembro, sábado, no embate contra a Portuguesa. Já consigo me ver novamente no estádio, gritando a plenos pulmões para incentivar, para empurrar o Coxa para cima da defesa Lusa. Consigo vislumbrar a emoção de toda aquela gente quando o Coritiba entrar no gramado e o Green Hell explodir novamente. Consigo ver as famílias com olhos marejados por estarem novamente em casa, lágrimas derramadas por estarmos recebendo nosso amado time em seu retorno do exílio. Sim, exílio, é assim que vejo essa punição absurda, covarde e grotesca que nos foi imposta. É uma aberração jurídica, uma crucificação realizada para acalmar a mídia que estava sedenta por “justiça”, mas que tem memória curta e se esquece do que passou com o Corinthians, alguns anos antes, punição que infelizmente ainda só cumprimos metade.

Tenho certeza de que, com nosso retorno ao LAR, as coisas serão ainda melhores. Nossa média de público subirá muito, pois estamos com muita saudade, loucos para voltar, e os jogadores estão do mesmo modo. Basta ler as entrevistas para sentir isso. Eles querem voltar, querem muito, querem a pressão da torcida em casa, pressão que é sempre contra o adversário.

Torço muito para que Departamento Jurídico do Coritiba consiga acertar alguma coisa em 6 anos e reduza essa punição, que reduza nosso tempo de espera, que possamos voltar logo para casa. Torço para que essa agonia, essa saudade acabe logo.

Para quem acompanha, existe no Orkut, na comunidade do Coritiba, um tópico chamado: “Saudades do Couto, quem tá (sic)?” Quando li isso, achei que fosse (mais) uma asneira que apareceu na comunidade. Dificilmente encontro alguma coisa que preste na comunidade, mas essa me chamou a atenção e comecei a ler os posts. Ali encontrei pessoas que realmente sentem falta do Couto, que saem de seu trabalho e param o carro na frente do estádio somente para ver o estádio, para... matar a saudade. Há algumas semanas atrás, quando estive em Curitiba, senti uma vontade incontrolável de ir ao Couto, como se tivesse que visitar um parente que não via há muito tempo e fiz o mesmo. Fiquei lá, do outro lado da rua, sentado, apenas olhando, lembrando dos bons momentos que tive lá. Lembrei da primeira vez em que meu pai me levou lá, há 25 anos atrás, da primeira vez em que levei minha mãe, minha irmã, minha esposa, amigos e das milhares de vezes em que retornei. Recordei as conquistas, as alegrias e por fim, a fatídica última partida que tivemos lá. Fiquei sonhando com o retorno. Podia ver claramente a festa da torcida, podia ouvir a torcida e sentir o estádio estremecer.

Venha logo 18 de setembro! Risco cada dia no meu calendário, esperando chegar esse dia, faço a contagem regressiva dos dias e das partidas de crucificação.

Não se iludam, amigos leitores! NENHUMA TORCIDA É MAIS GUERREIRA QUE NÓS. NENHUM TIME É MAIS VALENTE QUE O NOSSO. Isso que a mídia cor-de-rosa tenta empurrar nos jornais é conversa para boi dormir, e logo cairá por terra. Exatamente como está caindo que o timeco lá de baixo mentiu ao dizer que poderia terminar o meio canil e agora precisa do socorro da política canina (suja e sem respeito com o cidadão paranaense) para terminar a “obra”.

Venha logo 18 de setembro. Volte logo para casa Coritiba.

Gostaria de deixar como sugestão de leitura ao cidadão paranaense o “Dossiê La Roubalheira” publicado pelo Dr. X do site COXAnautas. Um verdadeiro documento que retrata tudo o que ocorreu e vem ocorrendo para a liberação de dinheiro público para o time do meio canil, um alerta ao cidadão paranaense, que está prestes a ser roubado por seus governantes. O link é:
http://www.coxanautas.com.br/opiniao/drx/

Saudações Sempre Alviverdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados