sexta-feira, 11 de junho de 2010

VICE DESDE FILHOTINHOS


A partir de hoje, o dia 10 de junho de 2010 passará a ser histórico para o Departamento de Futebol do Coritiba. Nesta data, o Coritiba colheu o primeiro grande fruto do investimento em sua mais importante categoria de futebol amador, o Sub-20, e não foi fácil. O Coritiba teve que derrotar grandes equipes como São Paulo, Juventude e, na final, o atlético paranaense, bi-campeão da Taça BH.

Toda conquista de título é importante, ainda mais na fase do Sub-20, época em que o atleta literalmente dá o sangue em campo e não tira o pé em nenhuma dividida. É a hora do aspirante a jogador profissional realmente mostrar que tem condições técnicas e emocionais para vestir camisa do time profissional e essa responsabilidade não é pequena, ainda mais quando falamos de um clube de massa como o Coritiba Foot Ball Club.

Formar um jogador de futebol não é tarefa tão fácil, geralmente, a cada 100 jogadores que ingressam no futebol aos 8 anos, apenas 5 chegam ao Sub-20 e 1 se torna profissional. Se considerarmos o profissional como um atleta de destaque, a proporção é ainda pior.

O trabalho da comissão técnica para que a margem de aproveitamento seja boa é muito árdua e, infelizmente, algumas vezes a “safra” não tem a qualidade desejada. Algumas vezes, jogadores de futuro se deixam levar por mentiras (vide Raul e Choco) ou por fatores externos, como Ricardo Malzoni, que até jogou nas categorias de base da Seleção Brasileira e simplesmente caiu no ostracismo. Foi uma pena o que ocorreu com ele. Há ainda aqueles que simplesmente não vingam, como o caso do Castorzinho. Todos se lembram do famoso: “vendemos Alex porque temos o Castorzinho”. Por tudo isso, o departamento de futebol deve ser insistente e vigilante, cuidar do atleta amador como quem cuida de uma árvore, para que no futuro possa colher os frutos do trabalho.

O título de hoje se deve à total reformulação do departamento de futebol amador do Coritiba. A saída do técnico e ídolo Pachequinho foi muito questionada no início, ainda mais porque o substituto era ninguém menos que Marquinhos Santos, técnico do maior rival. Porém, Marquinhos tem uma excelente trajetória e em pouco tempo mostrou que a decisão foi acertada.

Difícil dizer quantos atletas hoje campeões serão aproveitados este ano ou no próximo no time profissional do Coritiba. Difícil prever quantos terão a honra de vestir o manto sagrado do maior clube do Paraná (coloquei em itálico e sublinhado para que dois fujões iludidos possam ler e reler para nunca mais esquecerem que perderam a oportunidade de saírem do chão junto com a torcida mais linda do mundo).

Acredito que Lucas continuará tendo suas chances e que Andrezinho e Tatuí deverão lhe fazer companhia em breve. Agradou-me muito o futebol de Jânio, artilheiro da Taça BH. Apesar de não possuir a estatura ideal para um centroavante, ele faz o peão com qualidade e bate para o gol muitíssimo bem (e como bate pênalti esse rapaz, que categoria...).

Rafael Martins, Rafael Bonfim e Dudu logo terão suas oportunidades também. É importante lembrar que o clube deve ter responsabilidade com esses meninos em seus primeiros passos como profissionais. A torcida do Coritiba é exigente, mas sempre teve muito carinho com os pratas da casa, apesar de muitas vezes esquecer que não temos Adrianos, Henriques, Rafinhas e Keirrisons todos os anos. Esse nível de atleta aparece apenas a cada 10 ou 20 anos e ninguém consegue fazer um Keirrison. Ele simplesmente nasce e, se for bem aproveitado, terá sucesso. Sendo assim, muitas vezes, a ansiedade e precipitação ao tentar lançar um jogador de destaque pode queimar um atleta de futuro.

Fim de jogo. Agora é comemorar e dar continuidade ao trabalho. Quem sabe uma premiação para a molecada, Vilsão? (nada mal heim? Afinal, eles merecem...). Aos adversários, que inegavelmente têm um bom elenco também, o que posso dizer? Obrigado pela preferência? Afinal, são nossos fregueses e hoje mostraram que, assim como o time principal, estão fadados a serem vice-campeões. Melhor dizendo, são vice desde filhotinhos.

OH! GLORIOSO! COMO É BOM TE VER CAMPEÃO DE NOVO!

Saudações Sempre Alviverdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados