domingo, 20 de junho de 2010

COPA EM CURITIBA?

“(...) Se você vai aqui no lado, na Vila Mariana, tem hospitais maravilhosos como o Hospital São Paulo, por exemplo. Tem maca com pacientes por falta de investimento público. Imagine a nossa periferia, e vão pegar esse dinheiro, que deveria ser investido nisso, prá fazer estádio de futebol, mas qual é a idéia? Atrasar as obras, demorar para que aí ela não tenha concorrência e aí ela fica super faturada e esse superfaturamento vai para os mesmos bolsos onde foram parar o grande montante de dinheiro das obras do pan-americano, sem que ninguém fosse punido, então, estão dando um golpe no nosso dinheiro. O São Paulo durante todo o tempo foi levado na conversa por políticos, pela Federação Paulista de Futebol, pela CBF. Não era o São Paulo, não era contra o São Paulo o golpe. Se fosse o estádio do Corinthians, do Palmeiras, do Juventus, qualquer um, do mesmo modo iam colocar as coisas desse jeito prá, no final, vir com estádio público, porque eles querem construir estádios, dizendo que vão construir com dinheiro público no Mato Grosso, em Manaus, no Recife, em Natal, ou seja, o nosso dinheiro vai voar e as obras vão atrasar para que eles possam fazer a obra sem licitação. É uma vergonha o que está acontecendo. Nós temos que ficar muito atentos com relação a isso e a cidade de São Paulo não precisa de Copa do Mundo. A cidade de São Paulo é grande, é importante, é uma das maiores do mundo e não precisa de estádio. Não serve o Morumbi, a cidade de São Paulo abdica da Copa do Mundo, ninguém vai morrer por isso, agora, muita gente tá morrendo na periferia por falta de hospital descente ou por falta de segurança na noite, quando alguém é assaltado sem que apareça polícia porque a policia não é paga ou o contingente é muito pequeno.”

Foi dessa maneira que a Rádio Jovem Pan (SP), uma das rádios mais sérias do País se posicionou em seu programa A Hora da Verdade com relação à exclusão do Estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014. Repare, amigo leitor, que durante todo o tempo a rádio se referiu a DINHEIRO PÚBLICO INVESTIDO DE MANEIRA INADEQUADA. No mesmo dia, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab se pronunciou dizendo que nenhum centavo do dinheiro público seria gasto com a construção de estádios para a Copa. Agora eu pergunto, porque em Curitiba o discurso é exatamente o contrário? Vejo uma mobilização absurda de políticos, loucos, alucinados para enfiar R$ 138.000.000,00 na conclusão do estádio do atlético, a famosa ARENA (Área Reservada para Eventos da Nação Alviverde). Não é estranho isso?

Entendo perfeitamente as melhorias exigidas pela FIFA para a realização de partidas da Copa do Mundo de 2014 em nossa cidade e que a população do Paraná se beneficiará com as melhorias da cidade, mas aqui entro com o seguinte questionamento: quem se beneficiará do quê? Melhorias na rede de transporte, considerada uma das melhores do Brasil, têm que ser feitas com urgência. Não precisamos de uma Copa do Mundo para fazer isso. A segurança pública necessita de uma melhoria urgente, visto que, percentualmente, nosso índice de violência é o triplo do de São Paulo e não precisamos de uma Copa do Mundo para isso. Ademais, a cidade, que sempre foi conhecida pela limpeza das ruas, infelizmente já não merece essa fama. Onde está o dinheiro para isso? Por que essas obras não são feitas? Agora nossos governantes desejam pegar o DINHEIRO PÚBLICO, o qual, além das funções acima deveria ser aplicado em SANEAMENTO BÁSICO, ESCOLAS PÚBLICAS, HOSPITAIS PÚBLICOS, visando o crescimento não só da capital, mas também do interior do Paraná que se encontra abandonado, para investir no (meio) estádio do clube do seu coração?

Fico me perguntando o que a população de nosso NORTE PIONEIRO deve pensar ao ler uma notícia dessas, eles abandonados e o governo querendo gastar essa fortuna em uma obra que trará benefícios apenas a uma pequena parte da população. Pequena sim, visto que a maioria da torcida de nosso estado é torcedora do Corinthians e, somando a torcida dos três times da capital não alcança a torcida de nenhum time paulista em NOSSO Estado.

Não sou hipócrita, nem idiota. Acho justa a escolha do (meio) estádio do rival para a Copa, mas cada um tem que arcar com suas responsabilidades. Qual a responsabilidade da cidade? Qual a responsabilidade do poder público? Segundo nossa Constituição Federal, em seu art. 37, “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados , do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Diante disso, podemos concluir que oferecer transporte público adequado, hotéis que atendam a demanda, serviços de saneamento básico, energia e principalmente segurança, além das condições necessárias para um turista (estrangeiro ou não) se locomover em nossa bela cidade atendem ao bem comum, ao interesse da coletividade. Por outro lado, construir um estádio é responsabilidade do clube dono do estádio, caso este seja particular.

É vergonhoso que colunistas incitem a diretoria do time do meio canil a denunciarem a prefeitura de Curitiba à FIFA por descumprimento de contrato. Certo senhor só não tem sua coluna tirada do ar porque mídia curitibana é cor-de-rosa e os colunistas Coxas Brancas ou são censurados, ou são frouxos demais para se posicionarem de maneira contrária. Para piorar a situação, a turma do meio pet-shop agora quer organizar uma CÃOminhada em prol da Copa na casinha deles. Essa é a hora de pessoas de bem, pessoas corretas, Coxas Brancas ou não (tenho vários amigos torcedores de outros times que também se manifestaram contra essa vergonha) se posicionarem.

Quero saber como os políticos explicarão, no fim dos respectivos mandatos, a razão pela qual não puderam construir creches para as mães que trabalham deixarem seus filhos, porque os hospitais estão cheios, porque não temos moradias populares, porque nossa cidade está ficando cada dia mais violenta e não temos polícia nas ruas. Será que terão coragem de dizer: “Gastamos a grana na conclusão de um estádio de futebol que vai receber umas três partidas ridículas na Copa do Mundo de 2014 e depois fica para o atlético”?

Mais aí vem a conversinha mole. Vamos ganhar milhões, a cidade recebe muito dinheiro do PAC para receber a Copa. Para onde irá essa verba? Não vou me esquecer do comentário da Jovem Pan.

É uma vergonha o que está acontecendo na cidade. Essa proposta é imoral. Como contribuinte, sinto-me achacado.

Saudações Sempre Alviverdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados