terça-feira, 4 de maio de 2010

ABRE O OLHO DIRETORIA!!!

Voltamos ao assunto Copa do Mundo: novamente o subtítulo é o mesmo, Curitiba é sede da Copa 2014 e o estádio escolhido pela FIFA foi a (meia) arena da baixada (letras minúsculas mesmo), mas vejo agora com revolta o novo cenário que se apresenta; tudo bem, o estádio do rival é moderninho (pelo menos a parte pronta) e com justiça seria o escolhido, MAS, eles tem que terminar o que começaram, certo? Agora surge a notícia de que o time da meia-água necessita de RECURSOS PÚBLICOS para concluir algo que é dele, PARTICULAR, segundo o Vice-Presidente e Diretor de Obras do flamenguinho das araucárias, o discurso sempre foi esse e que sem investimento público não teremos Copa em nossa capital, prepotente não?

A possibilidade de um repasse público ao time rival fez com que Coritiba e Paraná afinassem os discursos, quando questionado sobre a possibilidade, Vilson Ribeiro chegou alegar: “Não existe um mecanismo legal que permita o investimento público no patrimônio privado. Na minha avaliação, o posicionamento do Atlético é equivocado. Se eles não tinham como bancar o seu estádio, deveriam ter pensado antes. Se investirem dinheiro, cria-se o princípio da isonomia e o governo terá de ajudar não só o Coritiba e o Paraná, mas todos os clubes paranaenses. A saída era construir um estádio público”. O presidente do Paraná seguiu a mesma linha: “Temos o Pinheirão às traças em uma área que poderia abrigar um estádio novo para os três clubes, já que os três estádios estão inacabados. O Atlético que me desculpe, mas já existe uma preferência de verbas para alguns clubes. Assim, alguns sempre ficarão mais ricos e outros mais pobres”. Ouvindo isso o time do pet-shop se revoltou, bateu as patinhas no chão e disse que não aceita jogar em outra praça, estranho não? Fazer o estádio da Copa no Pinheirão não pode, eles querem o dito estádio multiuso para os três grandes da capital, mas desde que este, seja o estádio deles, alegaram ainda que: “A matriz de responsabilidade assinada diz que a obrigação com o estádio é do governo, prefeitura e clube. Nosso discurso é o mesmo desde maio do ano passado quando Curitiba foi escolhida. O problema é que há muita conversa e nada efetivo. Já demorou de mais”

A injeção de dinheiro público em propriedade particular é vetada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, o governo estadual estuda alternativas para que isso possa ser feito, Orlando Pessuti, governador do Estado, já declarou que ele está empenhado em achar alternativas para viabilizar as obras e que em breve se reuniria com todas as partes interessadas para discutir o assunto, disse ainda que analisaria juridicamente a possibilidade da injeção de recursos públicos (na Arena) e estudaria a aplicação da isenção fiscal e tributária para tentar reduzir entre 30% a 34% o impacto do custo da obra.

Sobre as críticas do possível uso de verba pública no estádio atleticano, Pessuti comentou que Coritiba e Paraná também serão beneficiados diretamente com os investimentos que estão em andamento e que serão realizados na capital, através de melhorias na malha viária que circundam as respectivas praças esportivas. Além disso, ele se mostrou favorável à possibilidade de empresas estatais virem a patrocinar os três clubes da capital.

Sinceramente eu concordo com o Vice-Presidente do canil, o Governo tem sim responsabilidade para com a Copa em Curitiba, PORÉM, a responsabilidade é com segurança pública, transporte público, dar condições a um estrangeiro se locomover na cidade, em suma, a responsabilidade é de dar condições à cidade receber uma Copa do Mundo, a responsabilidade do estádio é do clube, todos os clubes estão correndo atrás de patrocínios, porque o time do meio canil não para de correr atrás do próprio rabinho e tenta isso? Eles não fecharam o ano com um super, ultra, hiper, mega lucro? Então invistam... mas não, querem tudo de mão beijada.

A diretoria do Coxa tem sim que ficar de olhos bem aberto quanto a isso e se necessário for, denunciar o uso indevido de dinheiro público, nós somos cidadãos, pagamos impostos e podemos fazer o mesmo. Eu prefiro ficar sem a Copa em Curitiba a ver essa palhaçada.

Considerações finais: para algumas coisas se resolverem basta apenas que haja boa vontade entre as partes, eu estou vendo muita, mas muita boa vontade do governo para com o time da cadelada neste caso.

SAV

Um comentário:

  1. Sou CONTRA, seja onde for, no Alto da Glória ou na Baixada, dinheiro do povo é pra saúde, educação e segurança.

    Que TODOS os times resolvam seus problemas sem a ajuda do setor público (mesmo que via S/A).

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados