sábado, 19 de dezembro de 2009

CORITIBA FOI CRUCIFICADO

Após algumas semanas de inatividade devido a excesso de trabalho e uma crise renal que não me deixa em paz, está na hora de voltar a escrever. Sinceramente gostaria de estar falando sobre coisas alegre de nosso centenário, mas o cenário que nos assombra é muito diferente disso.
Rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2010 e condenados a disputar 30 partidas (29 na realidade) longe do Alto da Glória e a pagar uma multa absurda de R$ 610.000,00 devido a atitude ridícula de uma dúzia de filhos da puta que invadiram o gramado após o jogo contra o Fluminense, esse sim o tiro de misericórdia.
Prá piorar a situação manteremos o mesmo presidente e grande parte de G9 que endividou o clube de maneira absurda e mostrou o pior desempenho administrativo já visto no Couto Pereira. Trataremos tudo por partes:

REBAIXAMENTO:
Ganhar e perder faz parte da vida, o que não poderia ter ocorrido foi a invasão de campo, essa invasão pode nos custar “NA BOLA” um rebaixamento para a Série C ou na melhor das hipóteses a permanência por mais um ano na Série B, visto que o clube não terá o apóio da torcida no certame de 2010.

IMPÉRIO ALVIVERDE – CULPADOS OU INOCENTES?
Da mesma maneira que não concordo que punam o Coritiba pelo ato de uma dúzia de imbecis, não acho correto que a Império seja demonizada, não podemos esquecer que conforme declaração e comprovação policial, o ato foi premeditado e ocorreria em caso de vitória também.
Não devemos jogar no lixo o apoio que a Império deu ao time no Couto Pereira, mudando de postura e a cara da Torcida do Coxa desde 2005, quando deixou de torcer só para ela e passou a realmente apoiar o TIME.
Não se pode apagar o fato da torcida do Coritiba ter sido a Torcida que nunca abandona, e assim foi até a última partida. Marginais temos em qualquer torcida e em qualquer lugar.

ELEIÇÕES
Eu sinceramente gostaria que Cirino fosse substituído e em minha opinião a melhor equipe no momento seria formada por Moro e Gionédis, porém, Gionédis não aceitou pedir desculpas em pública ao Moro e este sozinho não teve o apoio necessário dos conselheiros do clube, acredito eu em virtude de fatos que ocorreram no passado, deste modo, teremos mais 2 anos com Jair Cirino a frente do mais tradicional clube do Estado onde ele tentará nos tirar da cova de onde nos meteu...
Somente como curiosidade, após o julgamento no STJD, Cirino proferiu a frase: “teremos dias difíceis pela frente...” pois é presidente, pode apostar que teremos e se o senhor não se cercar de pessoas melhor qualificadas teremos dias ainda mais difíceis quando o senhor for embora.

“PUNIÇÃO”
Coloquei a palavra entre aspas porque sinceramente não acho que o Coritiba foi punido, aquilo em minha opinião foi uma crucificação e tem mais, o Coritiba nem julgado foi, essa palhaçada que chamaram de julgamento foi feita pela mídia durante os dias que antecederam a fatídica ação judicial. Ninguém lembra os momentos fantásticos que a torcida do Coritiba proporcionou ao Brasil somente da cena aterrorizante que chocou o país após nossa última partida, infelizmente nossa torcida ficou tachada como violenta e não civilizada, coisa que nem de perto é verdade. Nossa torcida é a MAIS MARAVILHOSA DO MUNDO.
Caracterizo a punição infringida ao Coritiba como uma ABERRAÇÃO JURIDICA, o STJD culpa a instituição Coritiba Foot Ball Club pela atitude de pessoas que estão sendo identificadas e presas, não digo que o Coritiba não deva ser punido, infelizmente temos que sofrer punição, isso está explicitado na regra, porém, o que fizeram no julgamento foi ridículo, nunca no Brasil houve uma punição como essa, gostaria de citar como exemplo a partida entre Corinthians e River Plate pela Libertadores de alguns anos atrás, onde lá sim, grande parte da torcida do time paulista invadiu o gramado, houve pancadaria feia e ninguém foi responsabilizado. Porque ninguém foi punido após a partida Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 de alguns anos atrás, onde um torcedor foi morto com pancadas na cabeça e outros praticamente linchados. Porque ninguém foi punido ou não ficam apresentando as imagens da comemoração do Flamengo na TV? Aquilo sim foi ridículo, da mesma maneira como a fúria da torcida aqui de Santos, mas isso só passou na TV no domingo, depois disso só se falou do Coritiba.
Segundo o presidente da sessão do STJD, a punição serviria de exemplo para o Brasil para que cenas como aquela não se repetissem mais no futebol, sinceramente, sinto que o Coritiba foi tratado como Jesus (aqui peço perdão pela heresia), um homem para morrer pelos pecados do mundo, um clube para servir de exemplo para todas as atitudes do futebol brasileiro. Ah, não vou esquecer do Jóbson do Botafogo que já foi pego até hoje em doping em duas partidas, mas o Botafogo não será punido, somente o atleta.
Não posso reclamar da comissão formada para defender o Coxa, não gosto do Nadalin, esse cara não ganha nem cara ou coroa, mas não dá para questionar a competência do René Dotti, que já foi diretor jurídico do clube na época de Evengelino. Por outro lado não conheço o trabalho de Júlio Brito e acho que o Moro poderia e pode fazer um trabalho muito melhor no segundo julgamento, confio no trabalho do “mago” que chegou a se oferecer para ajudar o Coritiba no julgamento, mas não foi nem recebido por Nadalin e sua trupe.
Jornalistar sérios como Lédio Carmona, Mauro Cezar Pereira e Vitor Birner, defenderam o Coxa em suas colunas e blogs, copio abaixo os textos:

Vitor Birner - jornalista, crítico e participante do programa CBN Esportes, participa também do programa Cartão Verde da TV Cultura:
“E se ao invés do Coritiba, fosse o…
Esperei o julgamento da invasão de campo no Couto Pereira porque tudo que eu dissesse antes seria óbvio.O Coritiba merece ser punido porque não conseguiu tomar as medidas necessárias para evitar o triste episódio do desfecho do seu centenário.A polícia paranaense concluiu que a ação foi premeditada, combinada 10 dias antes, tal qual divulgou a Secretaria de Segurança Pública do estado.Ontem o STJD apenou o Coxa com o maior rigor que a lei permitia. O clube perdeu 30 mandos de jogos e pagará R$610 mil de multa.O recurso do Coritiba será apreciado em janeiro pelo STJD, quando só Deus sabe o que acontecerá.Os auditores do STJD voltam sem “ritmo de jogo”, os amantes de futebol vorazes por justiça também estão mais devagar …E existe o histórico da Justiça Desportiva de abrandar as penas.Por isso mesmo, sem hipocrisia, encontro dificuldades para me posicionar no caso.Claro que o Alviverde merece ser castigado. Contudo existem atenuantes.Os vândalos depredaram algumas instalações do Coritiba. Os outros torcedores do próprio time, lá no Couto Pereira, contrariados com a invasão ao gramado, não tinham nada a fazer. Se a Polícia Militar sofreu para enfrentar os briguentos, como poderíamos cobrar providências de quem estava na arquibancada?Não falamos de um torcedor que atirou algo no gramado e deve ser identificado para evitar a perda de mando de jogo.A situação, me parece claro, era muito tensa. Por tudo isso desconfio que o STJD diminuirá a pena. Se cair para uns 10 jogos eu não direi que erraram.Muito do que houve naquele dia é caso para a Justiça Comum. E ela está cuidando bem de tudo.E se fosse outro time?Se o mesmo tivesse acontecido com o Flamengo no Maracanã, o STJD aplicaria mesma pena? Proibiria, contrariando interesses econômicos midiáticos e governamentais ( o estádio é público e ganha mais quando há jogos no Maraca), o Rubro-Negro de jogar em casa por mais de uma temporada inteira?Vamos imaginar que algo similar acontecesse no Pacaembu com o Corinthians? Devo acreditar em jurisprudência, coerência ou qualquer coisa parecida por parte de nossa justiça desportiva?E o Vasco do problema na final da Copa João Havelange, contra o São Caetano, em São Januário, ficaria mais de um ano sem poder mandar os jogos em sua casa?Será que se as torcidas de São Paulo, Palmeiras, Santos, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Galo, Inter e Grêmio tivessem feito o mesmo, a decisão do STJD seria igual?As decisões de quem cuida da justiça desportiva brasileira, infelizmente me obrigam a ter dúvidas.Após a briga entre sãopaulinos e palmeirenses na Copa dos Campeões da Copa São Paulo de Juniores, bem pior que o do Couto Pereira, sequer excluiu as duas grandes agremiações da próxima “Copinha”.Espero que os fatos sejam sempre mais relevantes que as marcas na justiça esportiva."

Mauro Cezar Pereira – Jornalista carioca da ESPN:

"O Tribunal puniu o Coritiba por 30 jogos em competições da CBF (campeonato brasileiro da Série B e Copa do Brasil) devido à invasão do campo no empate com o Fluminense que rebaixou o time paranaense. Na ocasião, os invasores enfrentaram a polícia e chegaram a nocautear um soldado. Mas STJD, tampouco a confederação, que é a organizadora da competição, apontam soluções. Dúvidas:1) Se o Coritiba pode jogar o campeonato paranaense no Couto Pereira isso significa que o estádio só não é seguro em torneios promovidos pela CBF? Ou a torcida irá a um local inseguro ver as partidas do Coxa na competição estadual?2) Havia o dobro de policiais no estádio quando da confusão, segundo o clube. Qual o número recomendado pela CBF? Como devem se comportar as chamadas forças de segurança?3) O estádio não tem alambrados. O Morumbi e o Maracanã também não. O que sugere a CBF, que cercas eletrificadas sejam instaladas para que não ocorram invasões? Não seria melhor punir severamente quem invade o campo?4) Qual a diferença entre a tentativa de invasão do gramado do Pacaembu por corintianos na derrota para o River Plate na Copa Libertadores, quatro anos antes, e o ocorrido no dia 6 em Curitiba? Em São Paulo a polícia conseguiu deter os torcedores, no Paraná ela não foi capaz. Mas não teria ficado evidente a insegurança do estádio paulista em 2005? Por que o tribunal e a CBF nada fizeram? Ah, mas o jogo era da Confederação Sul-americana, alguém responderá. E daí? Se é inseguro na Libertadores poderá ser no Brasileirão ou na Copa do Brasil.5) E quanto a São Januário, palco da quase tragédia na final nacional de 2000 entre Vasco e São Caetano? Não seria o caso de fecharem o estádio carioca por 30 jogos ou algo assim?6) Digamos que o Coritiba jogue em outro estádio, como o Pinheirão, também localizado na capital paranaense. Haverá segurança?Nada de sério foi feito depois do ocorrido após Coritiba x Fluminense, e a punição provavelmente será reduzida em breve. Faltam medidas sérias, preventivas. Não existe um procedimento padrão de segurança, recomendações para que as coisas funcionem melhor.Na Inglaterra os alambrados foram reforçados ao extremo para impedir invasões, e banidos depois da morte de quase uma centena de pessoas esmagadas nas grades em 1989. Hoje quem entra em campo por lá está seriamente encrencado. Qual o motivo para não fazerem o mesmo aqui?"

Lédio Carmona

"Gostaria de voltar ao tema da punição ao Coritiba. Rápido, para não aborrecê-los. Apenas gostaria de fazer justiça com uma instituição centenária. Acho mesmo que o Coritiba deveria receber alguma pena (isso é lógico). A dúvida é sobre o tamanho do castigo. E, de novo, acredito que o Brasil tem a chance agora de imitar a revolução social no futebol inglês, enquadrar os bandidos e dar uma resposta à sociedade. Isso sim deveria ser a prioridade de todos nós (população, autoridades, imprensa). Ponto.
Agora, o que gostaria mesmo de dizer… Esse ano estive duas vezes no Couto Pereira. Num dos jogos, o Coritiba venceu o Grêmio por 2 a 1. No outro, empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Para quem não sabe, as cabines do estádio ficam no meio das sociais. Transmitimos as partidas com os torcedores ao nosso lado, alguns conversando, perguntando se houve falta, pênalti, etc e tal. Gente simpática, educada, amiga. Conversei com vários. Fui muito bem tratado. Ninguém me agrediu, xingou, passou do ponto. Paz absoluta.
Esse parágrafo acima só corrobora com a minha tese de que o Coritiba e seus verdadeiros torcedores estão muito acima, são muito superiores à laia que tentou manchar o nome do clube. Poucas vezes freqüentei um clube tão fidalgo e organizado. E o Jogo Aberto, dentro de sua neutralidade, abre espaço para apoiar a campanha “Por que eu amo ser Coritiba”. lançada pelo clube para resgatar sua imagem.
Jamais podemos esquecer isso. Quem gosta de futebol e da história dele, sabe o peso, o carisma, a tradição e a fidalguia do Coxa (e estendo isso à maioria dos clubes, inclusive do rival do Coritiba, o Atlético-PR). Não podemos confundir instituição com baderneiros.
E, vou mais além, mesmo com os acontecimentos daquele domingo maldito, eu, como jornalista, vou sentir saudade do Couto Pereira nesse período. Não confundam isso com clubismo. Eu não torço pelo Coritiba. Sou carioca (Niterói). Apenas sei separar o joio do trigo."

Volto a dizer, fomos demonizados, não é justo o que fizeram conosco, merecemos uma punição sim, mas algo que seja justo.

PAULO “POODLE” SCHIMITT
Esse senhor, notório torcedor do atlético, deve ter muita raiva do Coritiba, mas até entendo ele, a julgar pela idade ele deve ter chorado muito nas arquibancadas do Brasil a fora, pois vivenciou exatamente a época de ouro do Coxa, ele viu todos os principais triunfos do Verdão e a maioria deles, em cima do time dele.
Não acho correto que um procurador, torcedor confesso do arqui-rival do Coritiba seja o responsável pelo caso, isso deveria ser considerado suspeito sim.

A VIDA CONTINUA
Bom, não tem jeito, ninguém vai tocar nos “times do eixo” e nós vamos jogar a série B, quase todos estão felizes, o Poodle Schmitt ferrou o time que tanto lhe fez chorar e a toda poderosa Rede Globo teve a historinha bonitinha dela para contar no fim do ano e de quebra ganhou o título do Flamengo e o escândalo do Paraná.
Para nós, resta juntar os cacos, tocar a bola prá frente e tentar voltar ao nosso lugar de direito já em 2010.

Escreverei um post somente sobre esse tema, mas adianto que temos a obrigação de começar o projeto VAMOS SUBIR COXA 2010 com urgência, a maré está virando e temos que aproveitar.
SAUDAÇÕES SEMPRE ALVIVERDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados